Tamanho do Texto:
A+
A-

4° Congresso Vocacional do Brasil

12/09/2019 - 08h38
Vocação e Discernimento. ‘‘Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”. (Sl 25,4)

O 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o Tema: “Vocação e Discernimento”, iniciou as suas atividades no dia 05 de setembro com a Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB. Na homilia Dom Walmor disse: “Devemos buscar a consciência vocacional em novos caminhos, promovendo o verdadeiro Encontro com Cristo; uma vez transformados pela graça de Deus, poderemos dizer: “Senhor, em atenção à tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). Também destacou a urgência de cuidarmos da consciência vocacional, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito de cada carisma institucional, mas, sobretudo, um renovar da consciência vocacional na Igreja. A consciência vocacional e a experiência do encantamento por Jesus é a força do testemunho que nos faz semear a Palavra de Deus, com fé, esperança e caridade.

No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no complexo do Santuário, tivemos as boas vindas e composição da mesa, com a Abertura oficial dos trabalhos, por Pe Elias Silva (Coordenador Nacional da Pastoral Vocacional); Dom José Albuquerque (Bispo de Manaus e Referencial da Pastoral Vocacional Nacional); Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom Orlando Brandes (Arcebispo de Aparecida), Dom João Francisco Salm (Bispo de Tubarão (SC) e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada); e a Ir. Maria Inês Ribeiro (Presidenta da CRB). Dom Walmor novamente fez o uso da palavra, destacando a necessidade de renovar e cuidar da fonte, para que novas vocações despertem; e chamou atenção para a ministerialidade da Igreja, sobre a necessidade de novos agentes no anúncio da palavra de Deus. Os componentes da mesa também deixaram as suas aspirações para o Congresso. Padre Elias Silva: “Que sejam dias leves e que estejamos com o coração aberto”. Dom José Albuquerque de Araújo: “Este Congresso será fecundo. Que não percamos a alegria de servir”. Dom João Francisco Salm: “Juntos descobriremos caminhos e procuraremos compreender melhor como Deus nos chama e nos envia”. Ir. Maria Inês Ribeiro, mad.: “Um Congresso como este deve fazer-nos crescer no grande dom de Deus que é a nossa vocação”. Após a leitura do regimento do Congresso, Dom João Salm proclamou: “Declaro oficialmente aberto o 4º Congresso Vocacional do Brasil”. Encerramos o primeiro dia do Congresso com a Oração da noite.

O segundo dia (06/09) iniciou-se com a Celebração Eucarística, presidida por Dom João Francisco Salm, que na homilia exortou: “Juntos descobriremos caminhos e procuraremos compreender melhor como Deus nos chama e nos envia”. Contamos com assessoria do Padre Ângelo Ademir Mezzari, que ministrou a palestra intitulada: “A caminhada Vocacional”. Em sua fala destacou: “A Pastoral Vocacional se torna prioritária neste novo momento da história da evangelização, por meio do suscitar e acompanhar as vocações para o serviço da comunidade e para a atuação profético-transformadora na sociedade”. Nos intervalos entre as assessorias, tivemos a visita de Dom Odilo Scherer que deixou uma mensagem de encorajamento e esperança para os Congressistas. Em seguida o assessor Padre Amedeo Cencini ministrou a palestra: “Vocação e Discernimento”, e em sua assessoria destacou: “A Pedagogia do Discernimento se desenvolve a partir da sensibilidade orante-obediente vocacional, por meio de um exercício absolutamente pessoal e intransferível”.

     No período vespertino, realizou-se a Coletiva de Imprensa com a presença de Dom José Albuquerque, Ir. Maria Inês Ribeiro, Padre Amedeo Cencini, Dom João Salm, Padre Ângelo Mezzari, Edna e Pe. Elias. A coletiva foi conduzida pelo Pe. Reinaldo Leitão. Estavam presentes os veículos de comunicação: TV Aparecida, TV e Web Canção Nova, Verbo Filmes, Revista Rogate de Animação Vocacional e Editora Paulinas. O Congresso prosseguiu em suas atividades com alguns testemunhos de bispos, padres, leigos; sobre as suas experiências vocacionais. Encerramos o segundo dia do Congresso com o Terço Vocacional preparado pela CRB.

     Iniciamos o terceiro dia do 4º Congresso (07/09) com a Missa presidida por Dom José Albuquerque, e a homilia realizada por Dom José Maria (bispo da diocese de Abaetetuba – PA), em que destacou: “Precisamos enviar  os Ministros Ordenados como Missionários para onde eles devem ir e não para onde querem ir”. Após a Santa missa os congressistas foram divididos em grupos respondendo a algumas questões, colaborando assim de forma mais direta com os trabalhos do Congresso. A tarde continuamos com os grupos, porém parti cipando das oficinas com temas relacionado às diversas Vocações. Após as vés- peras foi realizada a noite cultural com a ilustre participação e homenagem ao Padre Zezinho, scj, que em meio as canções nos deixou esta mensagem: “Deus continua chamando e convoca crianças, jovens e adultos para uma experiência profunda com Jesus Cristo, e cada qual assumindo a sua vocação específica”. Também marcaram presença homenageando o Pe Zezinho: Andreia Zanardi dos Cantores de Deus e Abner Santos.

     Encerramos o 4º Congresso Vocacional do Brasil domingo (08/09), com a Celebração Eucarística às oito horas da manhã na Basílica de Aparecida, e logo em seguida no centro de eventos a apresentação do documento final. Houve intervenções e contribuições de alguns bispos, padres, e leigos, agentes do PV/ SAV; bem como a celebração de envio dos Coordenadores Regionais (que receberam a vela símbolo do 4º Congresso) e Congressistas para o Pós-Congresso.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Geilton José Nunes Gomes (Cúria Provincial)

Deixar um comentário