As atuais Constituições Capuchinhas, revelando a intuição de Francisco de Assis - a quem procuramos imitar - dizem que somos uma Ordem de Irmãos. E o Ministro Geral, Frei Mauro Jöhri, recorda que a Ordem resgatou o "Carisma da Fraternidade" no último Capítulo Geral (2012) e, agora, cabe a nós Frades viver este maravilhoso dom concedido pelo Espírito Santo à Igreja.
A Custódia São Francisco de Assis - Brasil Oeste - imitando o exemplo de outras Províncias brasileiras, vem realizando "Encontro de Convivência Fraterna e orante. São dias abençoados!
A vida fraterna é exigente, mas ela pode ser a garantia de sobrevivência da Vida Religiosa num mundo desafiador e "líquido".
"O Encontro aconteceu em propriedade próxima ao Pantanal, junto ao Rio Cuiabá, acolhidos numa casa construída há mais de um século, sede de uma antiga moenda de cana-de-açúcar - hoje desativada. A capela permanece fechada para não ser invadida pelas capivaras, jacarés, cobras e morcegos. No entorno da casa centenária não é bom andar desacompanhado, pois a onça pintada e preta à noite gosta de passear! Observe-se que os tuiuiús, garças brancas, cabeça seca e grande variedade de aves e pássaros não representam perigo, mas motivo de contemplação da infinita beleza de Deus" conta Frei Carlos Zagonel
Assessorados por Mestres em Espiritualidade e Relações Humanas, permanecemos por 10 dias em oração, em fraternidade, em estudo e exercícios práticos de partilha de vida, onde os irmãos tiveram oportunidade de revelar a própria História.
"Tudo seja para maior glória de Deus e utilidade para dom do carisma à Vida Fraterna, a nós confiado por Francisco de Assis". finaliza Frei Carlos Zagonel.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Kellycio Medeiros Pereira (Casa Nossa Senhora Aparecida)