Entre os dias 11 e 15 de julho de 2019, aconteceu em Campo Novo do Parecis, Paróquia São Cristóvão, o Encontro e Missão dos Formandos dos Freis Capuchinhos de Mato Grosso e Rondônia.
Participaram 19 jovens de quatro etapas formativas: aspirantado, postulado I, postulado II e pós-noviciado. Com a chegada de todos na quinta-feira, dia 11, foi dado início ao Encontro após a acolhida e hospitalidade da Fraternidade local, os freis, as irmãs capuchinhas e o povo de Deus.
Juntamente com os formandos, estavam presentes freis da formação permanente atuantes na área da Formação, Animação Vocacional e Pastoral, além de contar com as Irmãs Religiosas Capuchinhas de Madre Rubatto e muitos leigos e leigas.
No Encontro houve estudo e reflexão sobre a Missão Capuchinha, tendo frei Kellycio Medeiros como facilitador do momento. Houve espaço de convivência e partilha das experiências na formação capuchinha, possibilitando um ambiente fraterno e alegre.
Enviados dois a dois, os capuchinhos contaram com missionários leigos da comunidade local, que os acompanharam para as comunidades Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e Santo Expedito.
Juntamente com as irmãs capuchinhas e leigos e leigas das comunidades, visitaram as famílias, deram auxílio espiritual aos enfermos, ofereceram os sacramentos da unção e da reconciliação, fizeram orações e celebraram missas com o povo. Na noite de domingo, dia 14, aconteceu na Comunidade Santo Expedito a Missa de encerramento das visitas missionárias junto ao povo de Deus.
O postulante Lucas afirma que, “essa experiência missionária foi um momento muito especial para sair do comodismo e ir ao encontro de quem mais precisa, assim como nos ensina Jesus. Fazer também como São Francisco de Assis, que deixou tudo para viver mais perfeitamente o evangelho, servindo e se doando ao outro”.
Na segunda-feira, dia 15, os missionários tiveram o dia de lazer e convivência fraterna às margens do Rio Verde, em Campo Novo do Parecis, onde acolheram a Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis vindas de Juína-MT.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Paróquia São Cristóvão)