Na manhã do sábado, 29 de fevereiro de 2020, na Capela da Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul, RS, o ministro provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto, celebrou a missa do ingresso oficial de quatro jovens na etapa formativa do Postulado.
São estes os novos postulantes capuchinhos e suas respectivas cidades de origem: Artur da Costa, de Canoas, RS; Edimar Azevedo, de Flores da Cunha, RS; João Gabriel Renon, de Sananduva, RS; e Mateus Dalpizzol, de Cacique Doble, RS.
Também estiveram presentes: o formador, frei Sérgio Dal Moro; os conselheiros provinciais, frei Lori Vergani e frei Claudelino Brustolin; o animador vocacional da província, frei Bruno Agostineto; e os freis que compõem a Fraternidade Santa Fé: frei Augusto Denardi; frei Gustavo Camilo e frei Laércio D. da Luz.
Marcaram uma presença cordial e fraterna a Comunidade do Noviciado da Congregação dos Padres e Irmãos Josefinos de Murialdo, que são vizinhos dos freis.
O que é o Postulado?
É o período de formação inicial em que se assume a opção pela forma de vida como frei. Durante esta etapa, o vocacionado que ingressa passa a conhecer com mais profundidade a vida franciscano-capuchinha, ao mesmo tempo em que a fraternidade, por sua parte, conhece melhor e ajuda o candidato a discernir sua vocação. A formação dos postulantes tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da catequese da fé, a formação franciscana e uma primeira experiência de trabalho apostólico. Também deve ser provada e cultivada a maturidade humana, principalmente afetiva, e também a capacidade de discernir evangelicamente os sinais dos tempos.
Os postulantes participam das atividades provinciais como encontros de formação, encontros vocacionais, missões e retiros, que possibilitam ao postulante um contato maior com a vida dos freis e aos freis, um maior conhecimento dos que desejam abraçar nossa forma de vida.
Atualmente esta etapa está subdividida em dois períodos, chamados Postulado I e Postulado II. Sendo que o Postulado II é realizado em conjunto com a Custódia Provincial São Francisco de Assis - Mato Grosso e Rondônia e a Delegação Provincial São Frei Pio de Pietrelcina - Haiti.
O Postulado I, normalmente, tem um período de duração de 7 meses. O Postulado II tem duração aproximada de 10 meses podendo, em casos exclusivos, durar alguns meses a mais. Ao todo estima-se que o período do Postulado gire em torno de um ano e meio de formação.
Você também deseja ser frei capuchinho? Saiba mais em: http://www.atrevase.org.br/
Paz e bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)