Num piscar de olhos passaram-se 6 anos e começou mais um Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O importante encontro teve início no dia 26 de agosto e se estende até o dia 16 de setembro, no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes, em Roma.
O Capítulo Geral é o momento onde frades de todo o mundo fazem um balanço do que é chamado de sexênio, período de 6 anos de governo na Cúria Geral, composta pelo Ministro Geral e seus conselheiros. Nesta edição será eleito um novo superior para a Ordem que completou 490 anos em 2018. O suíço Frei Mauro Jöhri por 12 anos (2006-2012 / 2012-2018) comandou os trabalhos da Ordem que abrange mais de 10 mil frades em 5 continentes.
Em entrevista que será publicada em setembro pelo boletim interno dos frades capuchinhos de São Paulo, Frei Mauro falou da expectativa em receber os frades: "Conheço a maioria dos que vão participar no Capítulo e me alegro muito de poder encontrá-los no transcorrer dessas intensas três semanas."
Em janeiro deste ano os capuchinhos da América Latina estiveram reunidos em uma assembleia realizada em Lima, no Peru. O encontro teve como principal objetivo ser uma preparação para o Capítulo Geral que começou. Para Frei Hugo Mejia, conselheiro geral para países latinos de língua espanhola, o diferencial da América Latina é a união, o que faz com que os frades tenham uma boa participação no Capítulo.
O calendário dos trabalhos do Capítulo prevê para primeira semana a apresentação de vários relatórios, em particular o do Ministro Geral, Frei Mauro Jöhri, que mostrará aos freis presentes, denomindos "capitulares", a realidade atual da Ordem. Além deste, será apresentado o Relatório do Ecônomo Geral sobre a situação econômica.
No dia 3 de setembro está prevista a eleição do novo Ministro Geral. Nos dias sucessivos os freis capitulares examinarão e discutirão a proposta da Ratio Formationis, um documento que está por ser aprovado e direcionará a formação dos Capuchinhos em todo o mundo. Na sequência serão eleitos os Conselheiros Gerais da Ordem.
O programa prevê ainda a tradicional peregrinação dos freis capitulares a Assis, (dia 8 de setembro), bem como uma audiência no Vaticano com o Papa Francisco (dia 14 de setembro).
Aos poucos os freis participantes do evento começam a familiarizar-se com a tecnologia capitular, que este ano será particularmente empenhativa.
De fato, é uma grande novidade: os freis realizarão os trabalhos do Capítulo através de um tablet, no qual poderão ler, em diversas línguas, os documentos capitulares, a liturgia, bem como participar das votações.
Todos os freis e pessoas que desejarem poderão acompanhar os eventos capitulares através de vídeos, fotos e notícias, por meio do site: www.capitulum2018.ofmcap.org ou usando o aplicativo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos: OFMCap, compatível com as plataformas Android, Apple iOS e Windows Phone.
Desde já desejamos bom trabalho aos freis capitulares e pedimos a prece das pessoas que acompanham de perto, via meios de comunicação social, o 85º Capítulo Geral dos Capuchinhos, a fim de que este momento possa produzir bons frutos para a missão da Igreja e para o Reino de Deus.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)