“Reavivar nosso carisma nas Américas” – esse foi o apelo da Ordem aos franciscanos capuchinhos já em 2018, quando Frei Roberto Genuin se tornou Ministro Geral. Para isso, o Ministro convocou o Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos, previsto para outubro de 2020, na Cidade do Panamá. Em 2019, foi formada uma Comissão Preparatória, encarregada de preparar o evento e de motivar os irmãos para uma produtiva participação. Após a primeira reunião, em maio de 2019, e dados os primeiros passos dessa animação, a equipe se encontrou novamente, para avaliação e novas proposições.
A reunião aconteceu em Bogotá, entre 15 e 17 de fevereiro, na sede da província capuchinha da Colômbia. Agora ampliada, a equipe está composta por três Conselheiros Gerais, quatro frades enviados pelas diversas regiões da América e um secretário geral.
Dentre as novidades para essa nova fase, está a decisão de elaborar instrumentos específicos de consulta e escuta dos frades jovens, seja durante a Formação Inicial, seja nos primeiros anos de profissão perpétua dos votos. Além, claro, dos instrumentos já aprovados e em curso. A Comissão acredita que os objetivos do Encontro e as linhas de ação a serem propostas aí – formação, missão, readequação de estruturas e colaboração – têm muito a ver com os ideais dos frades jovens e dependem sobretudo da disposição deles.
Outra novidade é a apresentação de propostas nos encontros das quatro Conferências regionais dos capuchinhos. E esse trabalho já começou. Nesta semana, de 17 a 21 de fevereiro, em Bogotá, acontecem as assembleias da Conferência dos Capuchinhos Andinos (CCA, que reúne os frades de língua espanhola da América do Sul, da Argentina à Venezuela) e da Conferência dos Capuchinhos da América Central, Caribe e México (CONCAM). Em março reúne-se a Conferência dos Capuchinhos dos Estados Unidos, Canadá, Guan e Austrália (NAPCC). E, em maio, acontece a assembleia da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em todos esses momentos, os temas em torno do Encontro Pan-Americano serão pauta de discussão, reflexão e proposição.
Espera-se que esses próximos meses sejam se intensa atividade, nas Fraternidades e em outras instâncias em que atuam os frades. E que o Encontro Pan-Americano, em outubro, seja o coroamento dessas reflexões e o início de novas formas e integração e colaboração entre os capuchinhos americanos.
Saiba mais no site do Encontro Pan-Americano. Clique aqui.
Conheça os frades responsáveis por organizar e motivar o Encontro: Clique aqui.
___________________________________
Texto: frei João Ferreira Júnior.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Conferência CCB)