Terminou na segunda-feira, 07 de setembro, o 1º Encontro Nacional de Irmãos Leigos das obediências franciscanas que estão presentes no Brasil – Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) e Terceira Ordem Regular (TOR). O encontro Histórico foi realizado no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP).
Essa primeira experiência em âmbito nacional foi realizada de 4 a 7 de setembro, e aprovada por unanimidade pelos frades presentes no encontro e pelos Ministros Provinciais que estiveram em Agudos. Desse encontro, ficou definido que os irmãos leigos voltarão a se encontrar em dois anos e, o mais importante, aprovaram uma carta que será enviada aos Ministros Gerais e Provinciais das três obediências e da TOR.
Segundo os coordenadores a carta irá conter o significado deste evento: e contruir em fraternidade a identidade comum. A clericalização da Ordem Franciscana é um dos pontos abordados pela carta. “Trata-se de um processo histórico que, desde o início, gerou incompreensão da identidade, papel e testemunho do irmão leigo, bem como ainda hoje é responsável por ferir a igualdade efetiva e jurídica entre os frades (…) contudo a clerização não fere apenas a condição dos irmãos leigos e prejudica as relações fraternas mas, sobretudo, e de modo extremamente perigoso desfigura a inspiração originária e com isso a identidade franciscana”.
Para o grupo de frades presentes, a clericalização é um mal a ser superado tanto pelos irmãos leigos quanto pelos irmãos clérigos num esforço conjunto. “Ela coloca em perigo nosso futuro de irmãos menores e arruina a base de nossa fraternidade minorítica”.
O último dia do Encontro dos Irmãos Leigos foi realizado uma avaliação do evento, de forma positiva par aos participantes. Foram feitos levantamentos de proposta par ao próximo encontro. E eleita a nova equipe que vai preparar o encontro em 2017. Depois do almoço, os frades de 16 estados puderam retornar às suas casas.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)