Aconteceu, no último sábado dia 17 de março, a caminhada pela paz, promovida pela coordenação da região Porto Velho como uma atitude da campanha da fraternidade.
A concentração para a Caminhada teve início às 16 horas, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, confiada administração a Fraternidade dos Freis Capuchinhos. E após percorrer as ruas da Zona Leste de Porto Velho, todos retornaram ao Santuário, que após uma palavra do Reitor capuchinho frei Luciano Santos, todos retornaram para suas casas.
Durante a caminhada, representantes pastorais fizeram “paradas” falando sobre a realidade das diversas formas de violências. A rede um grito pela vida, pastoral carcerária, pastoral da terra, pastoral da juventude, pastoral da educação, congregações religiosas, presbíteros, movimentos sociais, representantes de conselhos e sociedade civil participaram e ajudaram a construir a caminhada.
Reunir toda sociedade, independente de crença ou ideologia para fazer refletir a necessidade da paz entre todos, com um sinal de esperança para a superação da violência foi o objetivo em torno da atividade.
Para irmã Fátima Gonçalves, coordenadora de pastoral da região Porto Velho: “Nossa caminhada pela paz foi sendo construída de semente em semente, conforme o dom, capacidade, disponibilidade de cada um e cada uma. Que beleza! Quantos correm, quantos saíram dos seus trabalhos e familiares para testemunhar o amor de Deus. SEM MEDO! Mas, sobretudo a esperança de que a PAZ é possível. Não vamos nos acomodar. Continuemos lutando por uma cultura de paz. Vamos continuar usando nossas camisetas e outros símbolos da PAZ. Principalmente, viver atitudes para uma convivência de paz”.
Por Arquidiocese de Porto Velho, PasCom.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Thalles de Lima Bruno (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)