Na manhã do sábado, dia 24 de março, centenas de pessoas participaram da solenidade Ato da Paz, da Campanha da Fraternidade 2018, que teve como tema "Fraternidade e a superação da violência" e como lema "Vós sois todos irmãos".
O evento, realizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra - MT, teve início por volta das 8h, na Praça da Bíblia em frente à Igreja Matriz, e contou com a presença do pároco capuchinho frei Hélio Aparecido dos Santos, juntamente com a fraternidade dos freis, as irmãs religiosas, autoridades convidadas dos órgãos públicos e instituições. Além da participação de todos os setores e comunidades, movimentos, ministérios, pastorais Paroquiais e sociedade em geral.
Frei Hélio fez a proclamação do evangelho, e comentou:
“Somos todos filhos de Deus, e sendo vossos filhos somos convidados a promover a paz, a paz que começa dentro de nós, e que temos que levar para nossas casas, no nosso trabalho, onde passarmos. O mais importante é que todos que aqui estão, façam a sua parte. E saiam daqui semeando a paz”,
finalizou.
Greici Mara da Cruz, da UNIVIDA, lembrou que “há 34 dias nossa cidade estava sem nenhuma morte por homicídio. E que as políticas públicas podem mudar esse índice para melhor, com mais qualidade de vida, geração de empregos e educação para população”.
Um carro, sucata de acidente, foi colocado em frente à praça da Igreja Matriz, para chamar a atenção de todos que por lá passavam, com a intenção de mostrar uma das formas de violência que afeta a todos nós. O local foi escolhido porque é sinal de vida, de esperança e de superação de toda a violência, que é o tema dessa campanha.
A programação teve uma peça teatral “Luta do Bem e do Mal”, que miscigenou encenação e música, realizada pelo Grupo de jovens Resgate, foi um momento marcante, onde os jovens deixaram a mensagem que é possível superar a violência quando buscamos a Deus.
A programação encerrou com adesivagem nos carros em sete pontos da cidade, sendo realizada pelos setores da Paróquia e Comunidades, o objetivo foi mostrar que essa Campanha não é sobre a violência, é sobre a superação da violência e que nós somos da paz, e estamos comprometidos a mudar a linguagem violenta que, lamentavelmente, ainda existe em alguns corações.
Por Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Comunicação.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)