Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis Capuchinhos promovem Formação Litúrgica em Tangará da Serra

05/06/2017 - 18h44
Frei Faustino Paludo assessora os três dias de Encontro

Os Freis que administram a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra, promoveram neste último final de semana, 02, 03 e 04 de junho, no Centro de Formação São Francisco de Assis, o Encontro de Formação e Práticas Litúrgicas destinado às equipes de liturgia, Ministros (as) da Eucaristia, da Palavra, Equipes de Canto, Músicos, Catequistas, e demais pessoas de todas as comunidades do setor Urbano e Rural. O encontro foi assessorado pelo capuchinho em função na CNBB, frei Faustino Paludo.

Frei Faustino esclareceu muitas dúvidas, explicando as razões de cantar nas celebrações litúrgicas com alegria e responsabilidade. Ensinou a necessidade de buscar sempre o ideal na prática litúrgica com respeito aos cantos.

Destacou ainda a importância da preparação das pessoas que executam as atividades dentro da liturgia, tais como leitores, salmistas, comentaristas, entre outros. Dizendo que é de grande necessidade a preparação para se executar estas funções de forma respeitosa e levando em consideração a postura física, vestimentas adequadas, atentando às pronuncias corretas, adaptação às pronuncias de palavras difíceis ou desconhecidas. Ressaltou que a equipe litúrgica, o ministério de música e o sacerdote, dentro da liturgia, necessitam de uma comunicação constante.

No final, o pároco Frei Hélio Aparecido, fez um breve momento de avaliação, onde foi possível ver a satisfação de todos os presentes em terem tido a oportunidade de participar deste momento de estudo. O encontro encerrou-se com a celebração da Santa Missa seguida pelo almoço.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário