Foi celebrada uma missa em solidariedade aos caminhoneiros que estão em luta por seus direitos através da paralisação nacional da categoria, onde reuniu centenas de pessoas na noite de terça-feira (29/ maio), em Tangará da Serra – MT.
Com início às 18 horas, a Santa Missa foi presidida pelo pároco Frei Hélio Aparecido dos Santos, juntamente com os frades da fraternidade local, frei Alceu, frei Nelson e frei Hélio Meireles, da Fraternidade Nossa Senhora Aparecida. Este momento celebrativo contou com o apoio da população tangaraense, além de grande número de caminhoneiros, cujos veículos estão estacionados, desde o início da paralização.
“Estamos aqui reunido pela fé, não por alguns centavos, mas por toda uma causa (...)”, iniciou frei Alceu Boniatti, que convidou todos os presentes a fazerem uma oração. “Deus ilumine essa categoria, e os governantes do Brasil; Deus que venha do alto a vossa iluminação, para iluminar os caminhoneiros e os nossos governantes; Deus iluminai a todos nós cidadãos que estamos também sofrendo por uma causa justa. Amém!”
“Somos todos parceiros e estamos todos juntos, e com a graça de Deus nós vamos ver acontecer nesse país uma ação diferente abençoada por Ele (...), e continuou; “Trago em Deus essa sabedoria, para também em tempo propício, esse movimento que foi iniciado tão bonito, seja vivido nessa prudência de Deus, para nos conduzir a nós como população para de fato nascer uma realidade nova. Que Deus os abençoe e contem com nossas orações, que na cabine do caminhão de vocês, e nós sabemos da fé que tem em Deus, Nossa Senhora e São Cristóvão, estejam sempre lá, e que esta mesma fé faça comover o povo, mas fazer nascer um novo país pela atitude nossa, Deus os abençoe.”", disse frei Hélio Aparecido.
Na santa missa também ocorreu a “benção das chaves” para todos os caminhoneiros presentes.
Após o encerramento da missa, como um ato de fé, a população retornou para casa de forma organizada e sem incidentes, outros se dirigiram até os pontos de concentração, onde seus colegas caminhoneiros permaneceram mobilizados. Os caminhoneiros comentaram a realização da missa, e aprovaram a iniciativa e agradeceram a todos que se fizeram presentes com suas orações em favor deles.
Por Mariza Meyer.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)