Na semana de 13 a 17 de julho, o grupo de frades realizou retiro sobre as constituições capuchinhas e teve como orientador, o Conselheiro Geral da Ordem, Frei Sérgio Dalmoro, que visitou a delegação após a VII Assembleia dos Capuchinhos da América Latina e Caribe concluída no sábado 11 de julhono México. Participaram do retiro 12 frades da delegação.
Frei Lori Vergani, que está na ilha em missão, explica: “estamos em retiro espiritual a partir das novas constituições capuchinhas, rezamos e estudamos os conteúdo utilizando o método de leitura orante”. Para frei Sérgio Dalmoro “ vim aqui acompanhar os freis que estão aqui em missão. Os confrades estão animados neste grande desafio da Ordem. Estudar e rezar a partir das as constituições, renova o espirito capuchinho de estar junto ao povo que sofre”. Relata o Conselheiro Geral.
O Coordenador da delegação frei Aldir Crocoli, que assumiu recentemente a função, antes realizada por Frei Lori Vergani, relata: “ temos desafios por aqui, vamos continuar os projetos de implantação de educação de crianças, por isso continuamos na construção de escolas. Continuamos a com o cuidado da saúde, implantando postos de saúde. Na evangelização. Continuaremos construindo igrejas e organizando a pastoral nas paróquias em conjunto com outros religiosos que estão em missão na ilha. Queremos como capuchinhos resgatar a dignidade deste povo”. Diz frei Aldir
Delegação no Haiti é um projeto missionário dos capuchinhos do Rio Grande do Sul, implantado no inicio de 2015, pelo Ministro Geral frei Mauro Jöhri. A delegação dos capuchinhos gaúchos, que esta no país caribenho há mais de 6 anos. Anteriormente era realizada pela Custódia Madre del Divino Pastor com sede em Santo Domingo, na Republica Dominicana.
Estão atualmentena missão os freis brasileiros: Aldir Crocoli, Antonio Lorini, Lori Vergani, Sérgio Defendi, frades franceses e canadenses e mais e mais 20 frades nativos totalizando 27 frades. Quem deseja colaborar com a delegação na educação de crianças e projetos de infraestrutura em saúde deve entrar em contato com a casa provincial no Brasil pelo telefone (54 3220 3270 ou pelo mail [email protected].
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Curia Provincial)