No último final de semana, entre os dias 26 a 28 de julho, no Convento São Francisco de Assis, cidade de Alagoinhas (BA), aconteceu o II Encontro Vocacional Regional 1 dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe.
Participaram 13 jovens provenientes de diferentes cidades, os quais puderam conhecer mais sobre a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, para que assim possam ser auxiliados a um correto discernimento vocacional. Além da Fraternidade local, se fizeram presentes nestes dias, Frei Leandro Silva e Frei Ícaro Rocha que fazem parte da coordenação do SAV (Serviço de Animação Vocacional); Frei Luan Vinhas (Salvador) e Frei Jorge Rocha (Salvador) Conselheiro Provincial e delegado do Ministro Provincial e a Sra. Fátima Teles (familiar de um dos vocacionados).
A sexta-feira foi reservada para acolhida dos jovens, aos momentos fraternos de oração e convivência, sob a orientação do coordenador do SAV, Frei Romário Santos. No sábado, foi iniciado os colóquios temáticos – História Franciscana, das origens até a Reforma Capuchinha e, História da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe –, sob a exposição do Frei Luan Vinhas. Na noite foi realizada a prática de esportes, para auxiliar na integração do grupo.
O último dia do encontro (domingo), os jovens vocacionados foram apresentados à comunidade paroquial na celebração da Santa Missa às 6h30m, na Igreja Matriz São Francisco de Assis. Seguindo a programação, a Ir. Sofia (Congregação das Irmãs Franciscanas Imaculatinas), com o tema “Escrevendo a história de vida”, falou aos jovens que Deus possui um projeto de vida para todo ser humano, pelo qual o homem pode encontrar sua realização, sendo que é em Jesus Cristo que podemos ver esse projeto divino de forma clara.
Por fim, o Conselheiro Provincial, falou aos vocacionados sobre um “planejamento estratégico de vida”, revelando aos jovens que Deus não é algo passado ou futurístico, mas sim, Deus é um eterno presente. Frei Jorge expôs a necessidade de se realizar uma “experiência” com Deus e não meramente um “experimento”.
Os jovens presentes, foram:
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Luan Vinhas (Fraternidade Frei Urbano)