“Não perca de vista seu ponto de partida.”
- Santa Clara de Assis
Ao idealizar-se um Frade Menor Capuchinho, necessariamente intui-se alguém que tem por primazia da vocação o “estar a serviço” do Reino de Deus. Aos frades que recebem, não por merecimento, mas pela misericórdia do bondoso Deus, a ordem do diaconato, esse sinônimo ainda mais se solidifica. Afinal, pode-se definir a palavra diaconia como serviço; a Deus e ao seu reino.
No dia em que os franciscanos de todo o mundo celebram com júbilo a festa da mãe da ordem seráfica e “plantinha de São Francisco”, Santa Clara de Assis, o bondoso Pai e Senhor dos céus e da terra fez misericórdia para com os seus filhos concedendo aos confrades baianos Frei Romário Santos Pinto e Frei Givaldo dos Santos Lima serem ordenados diáconos da Igreja do Senhor.
A Celebração Eucarística em que se deu o rito da ordenação diaconal ocorreu no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade localizado no centro da cidade de São Salvador, casa mãe da Província dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe, às 10h, e foi presidida pelo bispo ordenante Dom Marco Eugênio de Almeida, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Fizeram-se presentes ainda, neste momento de júbilo e ágape fraterno, frei Liomar Pereira da Silva, ministro provincial da PROBASE; Frei Hélio Santos, Frei Vandeí Santana e Frei Cristovão Matos, ambos membros do conselho provincial da referida província; confrades das diversas fraternidades da província; padres diocesanos, seja das dioceses de origem dos ordenados, como da Arquidiocese de Salvador (membros do corpo docente do curso de teologia da Universidade Católica do Salvador-UCSal); bem como familiares e amigos dos neo-diáconos, irmãs religiosas e todo povo de Deus.
Por: Frei Wesley Silva de Jesus
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)