Os superiores dos Franciscanos Capuchinhos dos vinte países da América Latina estarão reunidos em Lima, no Peru, para a realização de sua décima terceira assembleia. A reunião, que terá como tema norteador “Formação e Missão em uma nova cultura” acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, na Fraternidade Padre Santo, localizada a leste da capital Peruana.
SOBRE O TEMA
O mundo em constante mudança, com as transformações culturais e tecnológicas, exige que a sociedade e até mesmo as instituições religiosas, como a Ordem Capuchinha, repensem a forma de estar presente nesse contexto: como transmitir aquilo que São Francisco de Assis almejava e que inspirou tantos homens, em um mundo tão diferente daquele em que Francisco viveu? A ALAC (Assembleia Latino- Americana dos Capuchinhos) será o momento de conhecer as particularidades de cada país, geralmente com desafios e realidades semelhantes, e assim estabelecer perspectivas para que, na ação evangelizadora e na formação dos novos frades, esse novo contexto cultural seja tocado de maneira eficaz pelo carisma franciscano.
RUMO AO CAPÍTULO GERAL
O encontro dos irmãos, no Peru, é importante também para que os frades possam afinar as posições que serão apresentadas no Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, em setembro deste ano. O Capítulo será um momento importante em que capuchinhos de todo o mundo tomarão relevantes decisões para a Ordem. Neste encontro também será eleito um novo Ministro Geral e seu conselho, que governarão a Ordem pelos próximos seis anos.
Acompanhe diariamente com hashtag #ALAC2018.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)