Há 400 anos, os capuchinhos desembarcavam-no Brasil, pelo estado do Maranhão, mais especificamente na cidade hoje com o nome de Primeira Cruz. Neste local que os freis das províncias e custodias brasileiras irão relembrar este evento histórico.
O presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), Frei Liomar Silva explica que a razão de acontecer a missão no lugar da primeira Cruz, foi um compromisso dos provinciais e custódios brasileiros para comemora este fato importante para a missão capuchinha em terras brasileiras.
Durante 15 dias, mais de 80 freis formadores e formandos, de regioes diferentes, com participação maior da provincia do Maranhão serão em torno de 25 frades, irão celebrar a história missionária da Ordem; "queremos promover a comunhão e a colaboração entre as 12 circunscrições e facilitar a experiência missionária dos formandos; e ainda promover a partilha e formação entre formandos de todo o Brasil", explica frei Lazaro Nunes um dos organizadores da missão.
A chegada dos primeiros missionários capuchinhos franceses: frei Ivo d’Evreux, frei Cláudio d’Abbeville, frei Arsênio de Paris e frei Ambrósio d’Amiens chegaram aqui e foi na Cidade de Primeira Cruz que ergueram o estandarte de Cristo na Upaon Mirim (Ilha pequena), daí por diante, em época e circunstâncias diferentes, a Ordem se espalhou pelo Brasil. “Hoje, somos mais de mil frades". Explica frei Nunes
Em agosto de 2013, em São Luís do Maranhão foi celebrado os 400 anos da chegada dos primeiros irmãos. Na ocasião foi celebrado com o lema: “Quem atravessaria o mar por nós?” (Dt 30,13). Frei Liomar explica que “Mais uma vez esse lema deve ressoar em nossos ouvidos e somos questionados e convidados a atravessar o Brasil, por muitos, que precisam escutar o anúncio de Cristo: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15). Ensina Silva.
A partir, desta celebração dos 400 anos a CCB, quer intensificar a presença na cidade de Primeira Cruz, “ao primeiro momento se pensou até numa Fraternidade Interprovincial, mas depois, se ponderou que podíamos antes fazer uma Santa Missão Popular Interprovincial e assim desde o ano passado se deu início a este projeto que daqui a alguns dias será uma realidade” relata o presidente da CCB. E continua: “Este evento nunca realizado no Brasil em nível de CCB quer ser antes de tudo um gesto concreto de Fraternidade seja com o Povo de Deus, seja com a Igreja Local; Quer ser um resgate histórico, a primeira missão além mar de nossa Ordem; Quer ser também um momento de partilha e riqueza de nosso Carisma no Brasil e nas diversas formas que se apresenta nas várias Circunscrições”. Finaliza o presidente da CCB frei Liomar Silva.
Programação das Missões
04 a 06 de Julho = Chegada em São Luís-MA
07 de Julho = manhã: apresentação da realidade e divisões de tarefas
07 de julho = tarde: saída para Humberto de Campos, cerca de 180km de São Luís (cidade na qual se pega o barco para Primeira Cruz).
08 de julho = manhã: saída para primeira semana de missão / Comunidades Rurais em terra firme e ilhas.
11 de julho = encerramento da missão nas comunidades rurais; avaliação; inicio da missão na Zona Urbana: nas cidades que formam a mesma Paróquia: Primeira Cruz, Humberto de Campos e Santo Amaro / Região dos Lençóis Maranhenses.
17 de julho = encerramento da missão na Zona Urbana;
18 de julho = descanso e avaliação;
19 de julho = Missa solene de encerramento das Missões as 17horas em Primeira Cruz;
20 de julho = pela manhã retorno para São Luís;
21 de julho = dia de convívio e lazer;
22 de julho = tempo livre/retorno
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)