Assembleia Provincial Triênio 2015 - 2017
Local: Cenóbio da Transfiguração, Castanhal-PA
Data: 07 - 11 de novembro de 2016
A vida religiosa está inserida na sociedade secular e por causa do processo vivido nos anos pós-conciliares já não somos os mesmos daqueles que éramos até o tempo do Concílio Vaticano II. Quem somos nós Frades Menores Capuchinhos? - Pergunta-se o Ministro geral. Temos consciência de que há uma continuidade através das mudanças da história. Identidade é ser si mesmo. “É hora de maior cuidado da formação permanente dos frades. Faltam programas específicos para ajudar os frades, principalmente, na formação humana e espiritual” (Carta do Ministro Geral à Província).
O fato, porém, de continuamente estarmos à procura da nossa identidade propondo-nos sempre de novo nestes últimos anos o que somos, e isso depois de quase 500 anos de posse pacífica da nossa carteira de identidade, denuncia claramente que há o medo e o perigo de perdermos a nossa fisionomia, de não mais nos reconhecermos entre nós e não sermos reconhecidos pelos outros.
Um renomado historiador e profundo conhecedor da nossa vida chega a definir e resumir a essência do carisma capuchinho nos três seguintes elementos: primado do “espírito da santa oração e devoção”, altíssima pobreza seráfica, apostolado como “redundância de amor”. Eis então o tripé da vida capuchinha, daquela particular tradição dos Capuchinhos em virtude da qual a nossa Ordem se distingue das outras Famílias franciscanas.
OBJETIVO GERAL:
Melhorar os meios e as práticas que sustentam o processo da formação permanente da identidade capuchinha e do apostolado na Província, atualizando-os e enriquecendo-os com novas expressões e novos âmbitos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
DESENVOLVIMENTO DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL:
07 de novembro: chegada e abertura;
08 - 09 de novembro: Identidade e Formação Permanente: momento de informação e formação, através da apresentação do nosso carisma, valores peculiares, nosso jeito capuchinho de ser a partir da reforma com as atualizações marcantes ao longo dos séculos; desafios atuais da Formação Permanente. Assessor: Dom Ruy Lopes.
09 - 10 de novembro: Ação Pastoral (Apostolado): momento de informação e formação através da apresentação sobre o nosso “jeito de servir” a Igreja e a Ordem com nossa ação pastoral (apostolado) e abertura aos apelos do nosso tempo. Assessor: Frei Cláudio Abreu.
10 – 11 de novembro: trabalho de equipes, discussão em plenário, para formulação de prioridades em vista do plano de Formação Permanente e Ação Pastoral.
11 de novembro: discussão e aprovação das prioridades; celebração e conclusão da Assembleia Provincial.
EQUIPES DE SERVIÇOS:
Secretaria: Frei Antônio Macapuna, Frei Luís Leitão e Frei Wanderlan Sousa;
Moderadores: Frei Sílvio de Almeida, Frei José Rodrigues e Frei Nilton Leandro;
Liturgia/Animação: Frei Hernane Costa, Frei Raphael Hattyla, Frei Edonildo, Frei Joelmir e Frei Eraldo;
Imprensa/Comunicação: Frei Lázaro, Frei Domingos, Frei Matheus;
Ágape Fraterno: Frei Luís Spelgatti, Frei Paulo Sérgio e Frei José Arimateia;
Equipe Técnica: Frei Antônio Gildo, Frei Lázaro, Frei Claudson e Frei Pablo;
Hospedagem: Frei Lázaro;
Tesouraria: Frei Gilson Baldez;
A todos os participantes da Assembleia se deseja bom trabalho e que os frutos possam ajudar a Província com sua Identidade, Formação e Ação Pastoral. E ao mesmo se pede a todo Povo de Deus que reze pelo bom êxito de desta Assembleia, que seja realmente um momento de graças.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))