Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Rogério exemplo de doação e oração

23/05/2019 - 09h42
Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecer-des em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o vosso culto espiritual

Nesta quarta (22), Frei Rogério Beltrami foi fotografado em oração, quem registrou a foto acima, o fez porque um fotógrafo gosta de "eternizar" instantes maravilhosos para poder torná-los âncoras que pode sempre retornar e reviver. Como este momento maravilhoso de Frei Rogério em oração que nos recorda a Teologia Eucaristia da oferta do corpo e do sangue.

"Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecer-des em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito." Rm 12, 1-2.

Na santa missa se oferta no Espírito Santo, ao Pai o pão e o vinho, o corpo e o sangue do Filho. A oferta do pão é a entrega da vida, dos dons, da saúde, da juventude, dos acertos... A oferta do sangue é por outro lado a entrega da morte, dos fracassos, das fraquezas, das doenças, das debilidades... Assim, como Cristo o sacerdote ordenado e todos os batizados, durante a missa ofertam o corpo e o sangue do Filho, ao Pai, após a missa devem entregar ao Pai, no Espírito os seus próprios corpos (vida) e sangue (morte).

Frei Rogério tem sido para todos da Província e para o Povo de Deus um exemplo paupável desse mistério. Sua vida sempre foi uma entrega dinâmica e ousada, como professor, pesquisador, pregador, desobrigante, escritor, arquivista, formador...confessor, enfim, uma autêntica oferta do corpo-vida. Nos últimos anos a doença e a idade o limitaram na orferta do corpo, então ele passou a ofertar o sangue-morte, nas suas idas e vindas ao hospital, na UTI, na luta contra a pneumonia, na aceitação de não poder mais confessar, nem se locomover mais com a destreza de sempre. Nada disso lhe tirou o bom humor, nada disso lhe separou de seu amor por Deus e pela oração. 

Como todos Frei Rogério teve e tem seus limites e pecados, por isso, muitas vezes buscava e busca o sacramento da confissão, tais limites não diminuem sua grandeza e modelo para todos nós. Pedimos a todos orações ao nosso "Santinho" que no próximo 16 de junho fará mais um ano de vida. São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei José Lázaro Oliveira Nunes (Fraternidade Cúria Provincial N.S. do Carmo MA/PA/AP/CUBA (São Luís/Centro))

Deixar um comentário